Chat

Esta página web utiliza Cookies próprias e de terceiros, para recolher informação com o objetivo de melhorar os nossos serviços, para mostar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências, assim como analisar os seus hábitos de navegação. Se você continua a navegar, significa que aceita a instalação das mesmas. O usuário tem a possibilidade da configurar o seu navegador podendo, se você deseja, impedir que sejam instaladas no seu disco duro, ainda que deveria de ter em consideração que isto poderá ocasionar dificuldades na navegação do website.

Entrevista Jorge Navarro: Especialista em Marketing Digital

O Marketing transformou-se nos últimos 5 anos, agora envolve o mundo digital e está a revolucionar as estratégias de muitas empresas e especialmente no sector de viagens. Deu-nos a capacidade de criar e planificar de maneira mais precisa, simplesmente porque temos dados mais exatos com os que podemos usar e medir. Hoje em dia, a estratégia digital não é uma opção, é uma necessidade se quer competir e destacar a sua marca.

Se o seu negócio de alojamento local não assume completamente estas mudanças, é hora de o fazer, caso contrário, vai ficar para atrás. Decidimos fazer uma entrevista ao nosso especialista em Marketing Digital, Jorge Navarro que trabalha na Avantio há dois anos para dar-lhe algumas dicas e falar sobre o mundo digital.

Entrevista Jorge Navarro: Especialista em Marketing Digital

Conta-nos um pouco sobre a tua experiência no âmbito do Marketing Digital.

Há 13 anos comecei a trabalhar com pequenos projetos SEO. Após estes experimentos iniciei a gestão de projetos mais ambiciosos, definindo o projeto e o esquema para ganhar mais tráfego de forma mais rápida. Nos últimos anos especializei-me em desenvolver estratégias SEO, SEM e SMM para o sector turístico, primeiro com projetos hoteleiros e mais tarde com algum portal de Alojamento Local e pequenas páginas enfocadas num único destino só.

Como mudou o Marketing Digital nos últimos anos?

Ao princípio tudo era mais fácil, só era preciso preencher cada secção do website com as palavras interessantes para posicionar, subscrever-se em diretórios gratuitos e em poucos meses já tinham centenas de visitas diárias.

Agora é muito mais complexo, para SEO é necessário dar valor e conteúdo útil para o usuário, as campanhas SEM com Google Ads continuam a evoluir, é preciso definir muito melhor o público alvo, assim como o conteúdo que oferecemos e as possibilidades de publicidade nas redes sociais abriram novas oportunidades para chegar a um público específico com técnicas diferentes.

O que devem ter em consideração as agências no momento de criar o seu website? 

Devem compreender que um projeto de Website não é tão imediato como conectar-se a um portal e começar a receber reservas. É necessário realizar um estudo, procurar qual é a sua quota de mercado, onde podem encontrar o seu público alvo e analisar os possíveis concorrentes. Uma vez esteja definido tudo isto, já podemos começar a planificar a estratégia.

Se apostamos por SEO é importante ter em consideração que os resultados podem demorar meses ou anos, não é algo imediato. Para campanhas pay-per-click ou promoções nas redes sociais podemos ver resultados imediatos, mas devemos ter a certeza de como chegar ao nosso público para que o investimento seja rentável. Se somente publicamos a nossa página e esperamos a que cheguem reservas será um fracasso.

Achas que um website pode conseguir fidelizar clientes e criar vendas recurrentes?

Claro, ter um website próprio vai garantir que temos todos os dados do usuário que faz a reserva. Com isto, poderemos incentivar futuras reservas por meio de promoções que enviamos por e-mail. Mas também é possível utilizar outras técnicas menos tradicionais e que podem chamar a atenção de antigos clientes, por exemplo, através de remarketing. Podemos mostrar um banner atraente com uma promoção enquanto o usuário navega por qualquer página na internet ou quando consulta as novidades no Facebook ou Instagram, isto dependerá do comportamento do mesmo no nosso website. Deste modo, não só enviamos e-mails, que por vezes vão para a secção Promoções ou Spam, mas sim garantimos que a promoção chegue por diferentes meios ao nosso potencial cliente.

Que tipo de vantagens tem um website perante outros canais de venda?

Tal e como disse antes, conseguir reservas recurrentes. Esta seria uma das principais vantagens. A segunda seria promover a imagem da marca. Muitas empresas de Alojamento Local estão especializadas num só destino ou região. Podem chegar a tornar-se em referentes para o turismo de estes lugares e conseguir diretamente que qualquer usuário associe o seu nome a uma experiência completa, uma coisa que sempre nos vais permitir ter um fluxo continuado de reservas sem necessidade de fazer nenhum esforço especial para conseguí-las.

Que tipo de dado é importante ter em consideração na hora de criar uma estratégia de Marketing Digital?

É importante analisar os resultados de cada uma das ações de Marketing Digital. Podemos ver que comportamento têm os usuários, se entram nas secções que queremos, a percentagem de usuários que completa uma reserva ou que tipo de pesquisas fazem no nosso website. Poderíamos investir muito tempo e dinheiro em ações que somente nos vão trazer tráfego de visitas no website mas que não se vão converter em reservas, e por tanto, revistar estes dados pode ajudar-nos a descobrir alguns erros na nossa estratégia, para investir no que realmente nos traz benefícios. Também é importante conhecer o nosso sector, dar uma olhada nos dados dos nossos concorrentes pode dar-nos muitas ideias interessantes.

Quais são as 3 ferramentas gratuitas que nos aconselhas para obter esta informação?

A mais básica e que qualquer responsável de projeto de um website deve ter é Google Analytics. Esta ferramenta permite rever todos os dados sobre o comportamento dos usuários no nosso website, ver de que meios chegam as visitas e, ainda mais importante, verificar como chegaram a completar as reservas.

Para a parte SEO dispomos também de Search Console, uma ferramenta que também é gratuita que nos oferece Google, e que nos ajuda a verificar as palavras foram utilizadas nas buscas quando aparecemos, em que posição e quantas vezes, além de ver se os usuários clicaram no nosso website. Ajuda-nos também a identificar erros no nosso website e ver a origem de links externos.

Para analisar a concorrência existem diferentes ferramentas, particularmente aconselho usar Semrush, porque poderemos registar-nos e ter acesso a alguns relatórios de forma gratuita. Não é possível ver todos os dados mas podemos encontrar alguns dados interessantes sobre concorrentes: palavras mais importantes que trazem tráfego, informação sobre campanhas com Google Ads e exemplos dos seus anúncios. 

No sector de Alojamento Local, quais são as tendências de Marketing Digital que melhor funcionam?

Continuo a postar no SEO como uma fonte segura para conseguir bons resultados, é certo que para as palavras mais importantes devemos concorrer com os grandes portais, mas podemos encontrar muitas palavras secundárias para conseguir posicionar bem.

As pesquisas por voz abrem novas possibilidades e tendências de busca e como especialistas no nosso destino podemos adiantar-nos para aproveitá-las

Também acho importante as campanhas nas redes sociais, temos muita informação de cada usuário de Facebook ou Instagram que podemos utilizar para segmentar ao máximo uma publicação paga, e que nos ajude a atingir o nosso público alvo.

Agora que já sabe algumas dicas sobre o mundo digital, pode começar a pensar na sua estratégia de Marketing Digital para fidelizar a sua marca de alojamento local.

Escolha do editor

Tags

Notícias de alojamento local de Avantio

Leia sobre a evolução do sector de alojamento local: Esteja à par das novidades legislativas, variações na indústria, e veja os últimos desenvolvimentos nas soluções de Avantio.