Chat

Esta página web utiliza Cookies próprias e de terceiros, para recolher informação com o objetivo de melhorar os nossos serviços, para mostar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências, assim como analisar os seus hábitos de navegação. Se você continua a navegar, significa que aceita a instalação das mesmas. O usuário tem a possibilidade da configurar o seu navegador podendo, se você deseja, impedir que sejam instaladas no seu disco duro, ainda que deveria de ter em consideração que isto poderá ocasionar dificuldades na navegação do website.

Google irá penalizar as páginas web sem SSL

Todos queremos aparecer os primeiros em Google mas, quando pensamos que está tudo certo, Google volta a alterar o algoritmo. Altera o algoritmo mais de 500 vezes por ano, cada 17,5 horas. Assim tornar-se difícil ir atrás dele, não é verdade?

Mas sim sabemos de uma coisa que não tem volta atrás: desde há uns meses, Google começou a ser mais exigente com a utilização dos certificados SSL nos websites. Chrome, o navegador mais utlizado no mundo, está a ser alterado desde faz algum tempo. Concretamente, o facto de não utilizar o certificado SSL pode causar que o usuário encontre uma mensagem de erro ao entrar na página web, ou que inclusive, não consiga entrar nela.

O que é, exatamente o certificado SSL?

As siglas SSL vêm do inglês (Secure Socket Layer), correspondem a um protocolo de segurança que faz com que os dados viagem de maneira segura. Por conseguinte, a transmissão de diversos dados, como número de cartão de crédito ou dados pessoais é encripatada. O que Google quer (e nós também) é que o website seja mais seguro, e desta forma, estamos cada vez mais perto.

Actualmente, quando um website dispõe de Certificado SSL aparece em verde a palavra “Seguro” antes do domínio. Google esteve, até agora, a premiar aqueles websites que o utilizam. Em breve, será normal ter instalado este certificado e, esta informação deixará de aparecer em cor verde.

O que vai acontecer se não tem o certificado SSL?

Até agora, quando um website não tinha certificado SSL, aparecía um “i” antes da url. Após a nova actualização de Chrome 68, nos websites que não o tenham instalado, aparecerá ao lado da url o texto “NÃO É SEGURO”. Nas próximas versões, Google indicará em vermelho, antes da url, “NÃO É SEGURO” e em futuras actualizações aparecerá, diretamente, um erro ao entrar no website.

Definitivamente, Google já está a penalizar aqueles websites sem SSL. Mas, você está a tempo de o conseguir.

Quais são as vantagens de instalar um certificado SSL no seu website?

Além de proporcionar uma maior confiança aos usuários que entram no seu website, dado que reduz o medo a partilhar informação pessoal delicada ou confidencial, também protege a sua página web de possíveis ataques cibernéticos ou, de spam. Y não só. O certificado SSL permite uma maior velocidade e ajuda a melhorar o posicionamento (sím, aquilo que tanto nos preocupa).

Em Avantio, dispomos de um serviço de compra e gestão de certificado SSL, para que o seu website esteja totalmente adaptado às necessidades de Google e os requerimentos de segurança necessários actualmente.

Se você ainda não dispõe de um certificado SSL no seu website, contacte com o seu Account Manager ou com o nosso serviço de apoio ao cliente e informe-se de como conseguir o seu certificado SSL.

Escolha do editor

Tags