Chat

Esta página web utiliza Cookies próprias e de terceiros, para recolher informação com o objetivo de melhorar os nossos serviços, para mostar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências, assim como analisar os seus hábitos de navegação. Se você continua a navegar, significa que aceita a instalação das mesmas. O usuário tem a possibilidade da configurar o seu navegador podendo, se você deseja, impedir que sejam instaladas no seu disco duro, ainda que deveria de ter em consideração que isto poderá ocasionar dificuldades na navegação do website.

Programas de fidelização: Quais são os benefícios para o meu negócio de Alojamento Local

Onde é que um programa de fidelização se encaixa no meu funil de vendas de alojamento local?

Conseguir hóspedes leva tempo e muito esforço.

“Conseguir novos clientes é de 5 a 25 vezes mais caro que fidelizar os que já conseguimos. Considerando este ponto, vamos explicar-lhe os benefícios dos programas de fidelização. “

Como falamos num dos nossos artigos, a fidelização da marca é um elemento importante na hora de conseguir reservas diretas, o qual não é possível quando você promove as suas propriedades através de outros portais. Portanto, você deverá criar estratégias para reter os seus clientes com o objetivo de torná-los defensores da sua marca.

Como foi nomeado previamente, conseguir novos clientes e conduzi-los até ao final do funil de vendas é uma estratégia a longo prazo que deve ter em consideração, e como resultado terá clientes fiéis.

Abaixo encontrará diferentes fases do funil de vendas, poderá utilizá-las e entender em que parte do funil você pode aplicar um programa de fidelização:

Funil de vendas

☑ Percepção geral

O primeiro passo é criar uma percepção geral do seu negócio de alojamento local. Existem várias ações que você pode tomar neste caso, mas a mais importante é gerar tráfego para o seu website, conseguirá isto trabalhando a estratégia SEO.

Tenha em mente que o ponto de início do processo começa com uma fase inicial de pesquisa na internet para reunir a máxima informação possível sobre os destinos e preços.

Neste momento, a melhor forma de melhorar o ranking através de pesquisa orgânica é construir uma estratégia de conteúdo, e o blog é a melhor ferramenta para o fazer.

➜ A melhor parte de criar conteúdo é que, não só terá benefícios na hora de aparecer nas primeiras páginas de Google, mas se o seu blog tiver informação de valor, terá uma boa oportunidade para que os visitantes subscrevam as suas newsletters.

Outras formas de promover as suas propriedades de alojamento local é através de influencers de viagens nas redes sociais como instagram, Facebook, Twitter ou Youtube.

Tenha sempre em consideração o seu público alvo e os espaços que eles possam ter interação para obter melhores resultados.

☑ Percepção Específica e Ponto Atrativo

Voltando atrás no passo de atrair tráfego através do conteúdo, se for capaz de trazer viajantes ao seu website, terá metade da batalha ganha, mas garanta que o seu website reflete os valores da sua empresa.

“Pode ver aqui algumas dicas sobre como trabalhar a fidelização da sua marca através do website.”

Outra forma de criar uma percepção específica, é através da subscrição da newsletter.

Esta é a sua oportunidade para promover o seu destino e as suas propriedades, mas tenha a certeza que os temas estão bem trabalhados com conteúdo estratégico para obter resultados.

Aqui pode ver um exemplo de uma lista de temas do Blog de Vacasa:

☑Proximidade e intenção de compra

Quando tenha a oportunidade de ter contato direto com os seus potenciais hóspedes, a diferença entre o primeiro passo, que era criar uma percepção e a intenção de compra é pequena.

Agora você começou a criar uma relação inicial com os seus hóspedes, que aumenta a oportunidade de obter reservas diretas.

☑ Compra e defesa de interesses

Esta é a sua oportunidade para brilhar. O turista fez uma reserva e você  proporcionou-lhe a melhor experiência desde o início até ao final.

Faça uma lista de todas os diferentes pontos de contacto dos seus hóspedes e configure a sua própria KPI para cada ponto de contacto.

Este é o ponto do funil de vendas onde o programa de fidelização pode fazer uma grande diferença e onde você pode criar uma estratégia a longo prazo do seu programa de fidelização para garantir que os clientes felizes são convertidos em clientes recorrentes.

Quais são os benefícios dos programas de fidelidade para o seu negócio de Alojamento Local?

Os consumidores têm altas expectativas e diferentes alternativas, pelo que as marcas têm que marcar a sua própria diferenciação do resto de empresas que oferecem um serviço similar.

Wunderman, a empresa de marketing e publicidade global, cunharam o termo: ¨Wantedness¨ para explicar o que os consumidores esperam das empresas e as principais conclusões foram as seguintes:

(Fonte de  Wunderman´s research )

Um programa de fidelização pode trazer os benefícios que Wnderman descobriu que os consumidores querem.

1| Conheça-me: Dados dos hóspedes

Um dos benefícios dos programas de fidelização é que você será capaz de conseguir a informação das preferências dos seus hóspedes, com o objetivo de escolher as melhores promoções para lhes oferecer.

Por exemplo, se você construir o seu programa de fidelização em base na oferta de experiências ao hóspede para a próxima estadia, você terá alguma informação sobre as escolhas pessoais deles para poder segmentar.

2| Entregue-me: Premiar a sua fidelidade com ofertas especiais.

Será capaz de ganhar a estadia do hóspede através de ofertas especiais como jantares, spa, entradas a museus. Os  números mostram que o 67% dos clientes dão valor às ofertas sorpresa das marcas.

Por outra parte, também poderá premiar a sua fidelidade com descontos especiais na próxima estadia. Os dados mostram que o 57.4% dos clientes unem-se a programas de fidelização para poupar dinheiro.

3| Continua a ganhar-me: Mantenha uma relação a longo prazo com o seus hóspedes.

Um dos principais benefícios de ter um programa de fidelização, é que você será capaz de manter uma relação mais sólida e criar compromisso de sinergias com os seus clientes.

De acordo com o programa de fidelização da marca Bond, no seu relatório de fidelização de 2019 dos inquéritos feitos a cerca de 55,000 consumidores nos 900 programa de dentro de mais de 20 mercados diferentes, dizem que:

¨Para potenciar o poder da fidelidade, os programas precisam de ser muito trabalhados para melhorar a experiência do cliente, para ajudar a marca a cumprir a sua promessa e obter o compromisso dos membros¨

4 Tipos de programas de fidelização que pode utilizar no seu negócio de alojamento local

Existem diferentes tipos de programas de fidelização, abaixo poderá encontrar alguns deles, mas antes de tomar uma decisão você deve analisar qual deles é o mais adequado para a sua marca:

1. Programas de pontos

O objetivo deste programa é colecionar pontos, de forma que quantas mais vezes o hóspede faz uma reserva, acumula mais pontos. Quando chegue a número de pontos acumulados será premiado.

2. Programa por níveis

Existem programas que utilizam as marcas de viagens, nos quais são criados níveis de fidelização, por exemplo, Gold, Silver, Preferido, etc. Quantos mais pontos consiga o turista, maior será o seu nível de fidelização e dependendo do seu nível terá mais benefícios.

3. Programas de parceiros

Como foi nomeado anteriormente, os turistas esperam que você lhes proporcione os que eles procuram. Criar um programa de acordo com uma estratégia de parceria para oferecer serviços extra pode ser uma excelente forma de proporcionar experiências incríveis que vão ficar na mente deles após a viagem.

4 .  Programas híbridos

Pode combinar qualquer um dos programa anteriores, por exemplo o programa de pontos com um sistema de parceria.

Lembre-se que seja qual for faça-o fácil para o turista registar-se no programa e fácil também de o entender.

Como pode promover os programas de fidelização?

Se já pensou em começar um programa de fidelização para o seu negócio de alojamento local, aqui pode encontrar algumas dicas para o promover:

  • Formar a sua equipa: uma das melhores formas de promover os programas de fidelização é através dos seus funcionários que têm contacto direto com o hóspede. Eles poderão explicar melhor como funciona o oferecê-lo aos turistas que tiveram uma boa experiência nas suas propriedades.
  • O seu website: outro canal de comunicação é o seu website, você pode criar uma página para promover e explicar o seu programa de fidelização. Por exemplo, nos nossos websites para alojamento local,  existe uma secção de ofertas que o redireciona para uma página de destino:
  • Redes sociais: se você criar uma página dedicada no seu website com um formulário de subscrição para o programa, poderá promovê-lo através da redes sociais, é grátis e além disso poderá conseguir seguidores que já tinham contacto com a sua marca anteriormente. O seu website também pode incluir a sua conta de instagram, onde pode partilhar histórias e vídeos explicativos como pode ver no exemplo de website abaixo:
  • Campanhas de e-mail: também é uma boa forma de promover o seu novo programa de fidelização através da sua base de dados de hóspedes existentes (sempre tendo em consideração que aceitam receber informação) sem gastar muito dinheiro em campanhas de comunicação
  • Publicação no seu blog: se tiver um blog, é uma canal fantástico para dar informação ao pormenor sobre o seu programa de fidelização e os seus benefícios. Pode utilizar em conjunto com uma campanha de e-mail na qual apareça um link que leve à publicação no blog.

Que deve considerar antes de escolher o seu fornecedor de plataforma de fidelização

Existem diferentes tipos de plataformas de fidelização, assim que antes de começar a utilizar qualquer uma delas, deve ter em consideração os seguintes pontos para escolher a opção mais adequada para os seus hóspedes.

Considerar o seu buyer persona 

Analise a personalidade do seu buyer persona, para saber qual é o programa que realmente vai funcionar. Se já tem um sistema de gestão do seu negócio de alojamento local como a Avantio, possivelmente poderá obter dados sobre os seus clientes, por exemplo, através de uma área específica para o hóspede que oferece serviços adicionais e experiências, você pode obter dados dos serviços mais utilizados pelos seus turistas.

Garanta que a plataforma de fidelização que vai escolher reflita o compromisso da sua empresa e os seus valores.

Deve ser coherente através de todas as comunicações com os seus clientes, e isto inclui o seu programa de fidelização que é mais uma forma de fidelizar os seus hóspedes. A plataforma que você escolher deve estar à par dos valores da sua empresa para oferecer a melhor experiência possível no programa para os seus hóspedes.

Quais são os objetivos do seu negócio?

O programa de fidelização impactará de forma direta na sua receita, pelo que deve saber com certeza quais são os seus objetivos. 

Anote as razões pelas quais você quer um programa de fidelização e as métricas que serão utilizadas para medir os resultados

Quais são os seus recursos financeiros e humanos? 

Tome o tempo necessário para descobrir, quanto tempo vai investir em manter o programa de fidelização e também se vai ter uma pessoa da sua empresa dedicada a este programa.

Se não tiver muito tempo, escolha um programa de fidelização simple e fácil de usar.

Pergunte-se quanto tempo quer investir no programa de fidelização e se vai ter o retorno de investimento que precisa dos seus hóspedes.

Pode verificar algumas plataformas de programas de fidelização aqui.

Conclusão

Para concluir, se é difícil para si que os seus hóspedes voltem a reservar nas suas propriedades e fidelizar os seus clientes, um programa de fidelização tem vários benefícios e pode ser uma boa opção para criar relações mais próximas com eles e oferecer-lhes uma melhor experiência.

Somente terá que começar por escolher o tipo de programa que prefere utilizar (tenha a certeza que é simples de usar) e criar a estratégia de comunicação mais adequada para o promover, começando pelos seus próprios canais (Website, redes sociais, Blog e Newsletters).

Se não tem um website especializado no sector de alojamento local onde pode promover o seu programa de fidelização e está interessado em obter mais informação a respeito, contacte connosco através do nosso website www.avantio.pt

Escolha do editor

Tags

Notícias de alojamento local de Avantio

Leia sobre a evolução do sector de alojamento local: Esteja à par das novidades legislativas, variações na indústria, e veja os últimos desenvolvimentos nas soluções de Avantio.